NACIONAL


"ADOLESCENTE QUE MATOU COLEGAS EM ESCOLA EM GOIÁS DISSE QUE SE INSPIROU EM REALENGO E COLUMBINE"
"Em depoimento à polícia, jovem confessou ter pesquisado sobre crime por dois meses"


Por: Gabriela Viana e Rayanderson Guerra

"RIO - O atirador que matou dois alunos e feriu outros quatro dentro do Colégio Goyases, em Goiânia, nesta sexta-feira, afirmou, em depoimento, que se inspirou nos massacres de Realengo, Zona Oeste do Rio, e em Columbine, no Colorado, nos Estados Unidos.
De acordo com o delegado Luiz Gonzaga Junior, da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (DEPAE), o adolescente contou que vinha sendo vítima de bullying na escola e há cerca de dois meses se interessou pelos massacres. O estudante, então, disse ter começado a pesquisar vídeos e imagens na internet sobre o assunto.
- Há dois dias ele teve um desentendimento com uma das vítimas fatais. Ele contou que estava sofrendo bullying e que sentia vontade de matar essas pessoas. 'Eu sofria bullying e vou matar', foi o que ele disse - contou o delegado.
Ainda segundo o titular, o adolescente confessou não gostar de uma das vítimas fatais.
 - Ele dizia que a vítima o 'amolava muito' - falou o delegado.
No depoimento à polícia, o adolescente responsável pelo ataque também contou que encontrou a arma da mãe, que estava escondida no quarto dos pais, e colocado na mochila.
 - O adolescente contou que sabia onde estava a arma e a pegou sem os pais saberem. Ele colocou a arma na mochila e levou pra a escola. No intervalo, ele pegou a arma e atirou. Como é inexperiente, o primeiro disparo atingiu a bolsa. Em seguida, ele confessou ter mirado no principal desafeto dele. Após isso, com o desespero dos demais alunos, ele afirmou que decidiu matar todos. 'Vou matar todos vocês', ele contou que falou no momento - explicou o titular da DEPAE.
Ainda de acordo com o delegado, o adolescente não demonstrou nervosismo em nenhum momento e se disse arrependido do crime.
- Ele estava abatido, mas estava tranquilo. Estava acompanhado dos pais e do advogado e disse que tinha se arrependido do que fez - contou. 
O adolescente de 14 anos será encaminhado para um centro de internação."

"TRAGÉDIAS NAS ESCOLAS"

"Os crimes nos quais o adolescente se inspirou também ocorreram dentro de unidades de ensino. Em 7 de abril de 2011, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, voltou à escola onde havia estudado e abriu fogo contra os alunos. Ele matou 12 crianças e depois cometeu suicídio, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio. Wellington chegou ao local dizendo que faria uma palestra na escola. Após ter a entrada autorizada, ele foi até uma das salas de aula, sacou dois revólveres e começou a disparar contra os alunos.
Nos Estados Unidos, o ataque conhecido como massacre de Columbine, em Denver, no estado americano do Colorado, aconteceu em 20 de abril de 1999 e deixou 12 alunos e um professor mortos, além de outros 25 feridos. O ataque foi orquestrado por Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 15, que se mataram na biblioteca após a ação. Os adolescentes teriam orquestrado o ataque como vingança pelo bullying que sofriam na escola. Foram usados no ataque bombas caseiras, espingardas de grosso calibre, um rifle semiautomático e uma pistola. Os dois invadiram a escola e atiraram nos outros estudantes. A história inspirou o filme 'Tiros em Columbine', de Michael Moore, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2003."

Notícia retirada do site O GLOBO, 20 de outubro de 2017 (Acesso: 20/10/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog