TECNOLOGIA


"PRIMEIRO 'ADVOGADO-ROBÔ' DO PAÍS ACELERA PROCESSOS"
"Advogado-robô deve substituir mão-de-obra de profissionais em início de carreira prevê fabricante"


"O ELI (sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada) é o primeiro advogado-robô do país. Lançado pela empresa Tikal Tech, ele usa inteligência artificial para acelerar o andamento de processos e aumentar a produtividade dos escritórios de advocacia.
'Ele é o primeiro robô que consegue organizar um processo do começo ao fim', afirma Antonio Lima, sócio da Tikal.
Segundo Lima, uma das vantagens é a redução de prazos para montagem de processos. Lima cita o caso de um escritório que demorava 34 dias para protocolar as petições iniciais de ações trabalhistas após a fase de entrevistas. 'Agora, a petição sai assim que as entrevistas acabam'.
Para o executivo, a adoção de robôs-advogados permitirá que escritórios assumam causas que antes não compensavam financeiramente. Por outro lado, serviços hoje exercidos por estagiários e advogados em inícios de carreira tendem a ser substituídos por robôs, prevê Lima. 'O serviço de pesquisa e coleta de informações, atribuição de profissionais em início de carreira, pode ser executado pelo robô'.
O ELI vai ser apresentado na Fenalaw, maior feira jurídica da América Latina, que acontece de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, região central de São Paulo.
Entre as novidades da feira está uma área dedicada exclusivamente a startups jurídicas, também conhecidas como lawtechs ou legaltechs.
'As startups estão mudando o cenário jurídico brasileiro. Ao unir tecnologia a procedimentos jurídicos, as lawtechs auxiliam profissionais do setor', diz Maria Juliana do Prado Barbosa, diretora da Fenalaw.
Para chamar a atenção para os lançamentos da área de inovação, um robô de 2,70 metros de altura vai interagir com o público da feira.
Segundo cálculos dos organizadores do evento, o mercado jurídico movimenta 50 bilhões de reais por ano. O setor que cresce cerca de 20% anualmente, embalada por operações da Polícia Federal."

Notícia retirada do site VEJA, 20 de outubro de 2017 (Acesso: 20/10/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog