HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 3: IDADE MODERNA - LINHA DO TEMPO


IDADE MODERNA
Confira os fatos mais importantes da Idade Moderna, que começa com a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos


1492
Em 12 de outubro, Cristóvão Colombo aporta nas atuais Bahamas. O descobrimento da América é um dos maiores feitos da expansão marítima e comercial europeia.

1500
Pedro Álvares Cabral e sua esquadra atingem o litoral da Bahia em 22 de abril. É o descobrimento do Brasil.

1508
Michelangelo começa a pintar o teto da Capela Sistina, no Vaticano. O conjunto de afrescos do gênio italiano é uma das obras mais fascinantes do Renascimento Cultural.

1517
Indignado com a venda de indulgências, o monge alemão Martinho Lutero inicia a Reforma Religiosa.

1532
Os conquistadores espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro dão início à destruição do Império Inca, no Peru, um dos marcos da colonização da América.

1534
Como parte da reação católica à Reforma, o religioso espanhol Ignácio de Loyola funda a Companhia de Jesus (ordem dos jesuítas) com a missão de ser uma instituição de ação política e ideológica da Igreja Católica.

1618
Tem início o primeiro conflito europeu a adquirir proporções continentais, a Guerra dos Trinta Anos.

1642
Estoura a Revolução Puritana, que, com a Revolução Gloriosa, de 1688, constitui as Revoluções Inglesas do século XVII.

1687
Isaac Newton publica Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Ele é um dos principais Impulsionadores do Iluminismo, no século seguinte.

1756
Inglaterra e França enfrentam-se na Guerra dos Sete Anos, que vai até 1763. A origem do conflito está na rivalidade econômico colonial entre as potências.

1776
É declarada a Independência dos Estados Unidos.

Pág. 51 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog