MUNDO


"MILHARES EXIGEM EM LONDRES UM SEGUNDO REFERENDO SOBRE O BREXIT"
"Cidadãos lotaram a Avenida Pall Mall e foram até a sede do parlamento britânico para pedir a convocação de um novo referendo"


Por: EFE

"Londres - Milhares de pessoas foram às ruas do centro de Londres neste sábado para exigir a convocação de um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo que ficou conhecido como 'Brexit'.
Na data que marca o segundo aniversário da consulta na qual os britânicos decidiram deixar o bloco europeu, milhares de cidadãos lotaram a Avenida Pall Mall e foram até a sede do parlamento britânico para pedir a convocação de um novo referendo.
Em um ambiente festivo e familiar, os manifestantes pedem que os partidos políticos concedam ao povo britânico a oportunidade de votar se aceitam ou não o acordo que está sendo firmado entre a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e os membros da UE.
O Reino Unido está na fase final das negociações sobre a saída, processo que deve ser concluído em março de 2019.
A manifestação de hoje em Londres foi organizada pelo grupo pró-Europa. 'O voto do povo' e conta com o apoio de figuras de destaque, entre elas o líder da terceira força no parlamento britânico, o Partido Liberal Democrata, Vince Cable.
Em artigo publicado hoje no tabloide 'The Sun', o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, pediu uma saída 'completa' da UE e que a população britânica não toleraria uma 'separação suave' do bloco europeu.
Os políticos britânicos se dividem basicamente em dois blocos. Uns querem uma 'saída suave', com o Reino Unido mantendo o acesso ao mercado único europeu, e outros preferem um 'Brexit duro', que significaria o total rompimento com a UE.
No referendo realizado há dois anos, 53,4% dos britânicos votaram a favor do 'Brexit' e 46,6% foram contrários.
Reino Unido e UE ainda não entraram em acordo sobre a futura relação comercial entre as partes e nem sobre como será resolvida a questão da fronteira entre as duas Irlandas. O objetivo é que ela seja mantida aberta para evitar prejudicar o processo de paz na Irlanda do Norte."

Notícia retirada do site EXAME, 23 de junho de 2018 (Acesso: 23/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog