GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: ATMOSFERA - CAMADAS DA ATMOSFERA


VAPOR ESSENCIAL
Explore as diversas camadas da atmosfera, a invisível esfera de gás que envolve a Terra e garante a existência de vida no planeta


Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaira (esfera), que nasceu o nome da estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta. Na Terra, essa "esfera de vapores" é composta de diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 600 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É uma espessura considerável, mas quase irrisória se considerarmos o tamanho do globo terrestre, de aproximadamente 12,8 mil quilômetros. Mas, independentemente de sua espessura, a atmosfera é essencial para a vida. Além de conter o oxigênio que respiramos, ela mantém a Terra quente, protege os seres vivos dos raios ultravioleta vindos do Sol e funciona como um escudo contra meteoritos.

Há vários critérios pelos quais podemos classificar a atmosfera. A divisão mais conhecida, feita de acordo com as variações de temperatura conforme a altitude, reparte a atmosfera em cinco camadas distintas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Veja as principais características de cada um:

AS CAMADAS DA ATMOSFERA


EXOSFERA
É a última camada da atmosfera, na fronteira com o espaço sideral. Nela, as moléculas tornam-se cada vez mais rarefeitas, libertando-se da gravidade terrestre. O final da exosfera pode chegar a 10 quilômetros. As medições indicam que a temperatura dessa região fique em torno de 1.600ºC.

TERMOSFERA
Camada mais extensa da atmosfera, ela parte dos 90 e chega aos 600 quilômetros de altitude. Também é a mais quente na parte superior, chega a 2.000ºC. É nessa faixa que orbitam os ônibus espaciais.

MESOSFERA
A camada mais fria da atmosfera fica entre 50 e 90 quilômetros de altitude. Sua temperatura diminui conforme subimos: parte de -15ºC na divisa com a estratosfera e chega a -120ºC. É onde ocorrem as estrelas cadentes.

ESTRATÓSFERA
Vai até 50 quilômetros acima do mar. Sua temperatura sobe com o aumento de altitude: começa em - 60ºC e vai até -15ºC. É onde fica a camada de ozônio.

TROPOSFERA
A camada inferior da atmosfera vai do nível do mar até cerca de 22 quilômetros de altitude. Sua temperatura atinge -60ºC na parte superior. Nessa faixa acontece a maioria dos fenômenos climáticos

FAIXAS DE TRANSIÇÃO
Entre as camadas da atmosfera, há regiões fronteiriças que apresentam características de transição. São elas: a tropopausa, a estratopausa, a masopausa e a termopausa.


Pág. 72 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog