SAÚDE


"COMPOSTO PODE EVITAR QUE CÉLULAS CANCEROSAS SE ESPALHEM PELO CORPO"
"Inibir o movimento aumentaria a expectativa de vida do paciente, diz estudo"


"RIO - Combater o câncer significa matar as células cancerosas. No entanto, os oncologistas sabem que também é importante deter o movimento das células cancerosas antes que elas se espalhem pelo corpo. Uma nova pesquisa, publicada nesta sexta-feira pela revista 'Nature Communications', mostra que pode ser possível congelar células cancerosas e matá-las onde elas estiverem.
Chefe de Divisão de Hematologia e Oncologia Médica da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon (EUA), Raymond Bergan diz que a maioria das terapias de tratamento de câncer hoje são direcionadas para matar a doença. Até o momento, ressalta, ninguém desenvolveu uma terapia que possa impedir as células cancerosas de se movimentarem pelo corpo.
- Para a grande maioria dos tipos de câncer, se for detectado precocemente, quando houve um pequeno nódulo que não se espalhou, você viverá - explica. - Geralmente, se for depois disso e espalhar por todo o corpo, você vai morrer.
Por essa razão, o estudo do movimento de células cancerosas, ou motilidade, tem sido o foco da pesquisa de seu grupo há várias décadas.
Bergan desenvolveu seu trabalho com um composto chamado KBU2046, capaz de atuar em quatro tipos de câncer: mama, próstata, cólon e pulmão.
- Procuramos uma droga perfeita, cuja única função seria inibir o movimento das células cancerosas - explica o pesquisador. - Queremos gerenciar a doença, quando ainda está em estágio inicial, impedindo que ela se torne incurável depois.
Bergan ressalta que ainda precisará de pelo menos dois anos de estudos e um financiamento de US$ 5 milhões para iniciar os testes em humanos."

Notícia retirada do site O GLOBO, 22 de junho de 2018 (Acesso: 22/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog