DOSSIÊ GAMES: OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS. E A REVOLUÇÃO QUE JÁ COMEÇOU

Desde o primeiro dispositivo de jogo eletrônico, em 1947 - que consistia em um "dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos'. Ele permitia controlar "mísseis acertando alvos" -, os games e jogos eletrônicos vem conquistando cada vez mais admiradores e assim, jogadores. Do Nintendo ao Playstation, do computador aos jogos nos celulares, que mais tarde viraram smartphones. A gama de dispositivos que permitem controlar jogos dos mais variados é imensa. Os jogos são tão amados, que já viraram filmes, como o Detona Ralph (2013), Angry Birds (2016), Pixels (2015), X-Men (2000), Mortal Kombat (1995), Street Fighter (1995), entre outros milhares de títulos. Os jogos viraram uma paixão mundial. Como não lembrar do Super Mario Bros? Ou então do GTA (Grand Theft Auto) e do Sonic? Existem jogos para todos os gostos. De zumbis, como o The Walking Dead (2012), de blocos para construir o que você quiser, como o Minecraft (2009), ou de futebol, como o FIFA, lançado e atualizado anualmente. Não importa o que você gosta, sempre terá um jogo que irá te agradar. Atualmente, a nova moda são os jogos nos tecnológicos smatphones, que permitem baixar aplicativos de jogos. E quando falamos deles, é impossível não lembrar a febre passageira do Pokemon Go, em 2016, não é mesmo? Cuja várias pessoas saíam às ruas para caçar os pokemons e enfrentar batalhas. Agora, um dos mais queridos do momento é o Crash Royale (2016), que formam-se várias pessoas em um mesmo clã para defendê-lo e lutar com adversários. Se a indústria de jogos é tão grande, como não falar de sua fonte bilionária, que constrói renda não só aos criadores, mas também aos jogadores e youtubers especializados, que ganham cada vez mais popularidade na internet. Para se ter uma ideia do poder dos Games, esta é a única indústria que não tem crise. Não importa se o mundo ou o país está quebrado, pois os jogos continuam a lucrar. E como os games são uma paixão sem tamanho, porque não criar um DOSSIÊ GAMES? Pois a partir de agora, você poderá entrar mais a fundo sobre os games, desde suas histórias, curiosidades e o que mais vier de brinde. O blog Conhecimento Cerebral apresenta DOSSIÊ GAMES: OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS. E A REVOLUÇÃO QUE JÁ COMEÇOU.

PAUSE
RECORDAR É VIVER
Nunca foi tão fácil relembrar e amar os games antigos


Gostar de videogame em 2015 não significa apenas mergulhar nos mais recentes Grand Theft Auto e Call of Duty no Playstation 4 ou no Xbox One. Também não é só ser viciado em Angry Birds e Candy Crush Saga, ou gastar horas em uma construção de Minecraft. É tudo isso, mas também tem muito mais - é só olharmos para trás. Todo gamer que se preza ostenta com orgulho um apego pelos jogos antigos que povoaram as décadas passadas.
Com mais de 40 anos de existência do mercado de videogames, não existe melhor momento para se cultuar e redescobrir as criações que fizeram história.
Por que estamos tão nostálgicos em relação aos videogames? É fácil entender quando lembramos que os adultos que ainda jogam hoje foram crianças durante as eras dominadas pela Atari e Nintendo. Apesar de essas empresas não serem mais as protagonistas da guerra dos consoles, o legado que deixaram jamais abandonou o coração dos jogadores hardcore. Quem passou a infância e a adolescência jogando Super Mario Bros., Zelda, Metroid, Tetris, Metal Gear Solid e outras obras-primas dificilmente esquecerá tais experiências. Revisitá-los (ou descobri-los, para os néofitos) é não só uma conexão com as nossas boas lembranças, mas uma visita arqueológica interativa para ajudar a entender como os games chegaram até aqui.
O culto à nostalgia nos jogos eletrônicos se assemelha ao fanatismo por filmes antigos que ocupa o tempo de muitos cinéfilos. Apesar de os videogames terem uma trajetória mais curta do a do cinema, eles experimentaram uma velocidade de evolução, especialmente tecnológica, bem mais rápida. A sétima arte não passou dos filmes mudos de Chaplin para o 3D de Avatar em 30 anos.
Pense que em questão de dez anos de acompanhamos o Mario transformar-se de uma figura pixelada para um personagem com três dimensões com jeitão de desenho animado. O nível de interesse dos jogadores também evoluiu na mesma escala. Quem jogava partidas infinitas de Pitfall no Atari 2600, sem reclamar das limitações técnicas, hoje facilmente se envolve com uma aventura cinematográfica do estilo Uncharted. A imersão é a mesma.
Existem muitos motivos para jogar velharias. Há simplesmente games demais sendo lançados no mercado todos os dias, e, no caso da nova geração de consoles, eles são caros e existem muita dedicação do jogador. Consumir todas as novidades é tarefa árdua e que exige dinheiro e tempo de sobra - e, para muita gente, tempo pode ser mais valioso do que dinheiro. Nesse sentido, olhar para os games do passado é uma maneira interessante e bastante compensadora de se manter sempre jogando. 

PARA JOGAR OS CLÁSSICOS

STEAM
A plataforma de games criada pela Valve (steampowered.com) é um combo completo: é possível comprar e jogar games antigos relançados em versões originais ou remasterizadas e interagir com uma comunidade apaixonada de jogadores.

GOG.GOM
Um dos diversos sites que vendem legalmente jogos clássicos de PC para download por preços razoáveis - no Grog, clássicos como Alone in the Dark saem em média por US$ 6.

CONSOLES TUDO-EM-UM
Meca dos impostos em São Paulo, a Rua Santa Ifigênia comercializa diversas máquinas que acumulam vários console em um só. Uma delas é o Restron 5 (www.retron5.com.br) da Hyperkin, compatível com cartuchos de dez sistemas, entre NES, Super NES, Mega Drive e Game Boy.

CONSOLES VIRTUAIS 
Games antigos são uma das principais fontes da receita das três maiores fabricantes de consoles da atualidade. A Microsoft tem a rede Xbox Live Arcade. A Sony tem a PSN. E a Nintendo tem o Virtual Console. Todos esses sistemas online vendem jogos por download em versões originais ou remasterizadas, para serem jogados direto nos consoles atuais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog