POLÍTICA INTERNACIONAL


"EUA CONSIDERAM ADOTAR NOVAS SANÇÕES CONTRA O REGIME DE ORTEGA NA NICARÁGUA"
"Washington afirma que 'todas cartas estão na mesa' e quer que outros países elevem a pressão"


Por: Estelita Hass Carazzai

"WASHINGTON O governo dos Estados Unidos não descarta aplicar novas sanções contra membros do governo de Daniel Ortega para frear a violência do regime na Nicarágua - onde cerca de 360 pessoas morreram desde abril, segundo a Associação Nicaraguense Pró-Direitos Humanos.
'Todas as cartas estão na mesa', afirmou o embaixador Todd Robinson, conselheiro para assuntos da América Central do Departamento de Estado, nesta quinta-feira (19)."



"Pelo menos três autoridades do governo de Ortega já tiveram bens e aplicações financeiras bloqueados nos EUA. O embaixador ainda incentivou que outros países, como México, Canadá e União  Europeia, façam o mesmo.
'Isso é muito importante e efetivo para evitar que as autoridades nicaraguenses usem nosso sistema financeiro em seu benefício', disse Robinson. 'Vamos seguir investigando e revisando nossa lista [de sanções]'."



"O governo dos EUA também já revogou e restringiu a concessão de vários vistos americanos para membros do regime de Ortega.
A ideia é coibir a violência do Estado contra manifestantes, que iniciaram o protesto por causa de uma reforma da Previdência, em abril, mas intensificaram os atos diante da repressão violenta do governo."



"Robinson ainda rebateu as afirmações do governo de que a Nicarágua está sob a ameaça de um golpe de Estado movido por grupos terroristas - como afirmou o representante do país na OEA (Organização dos  Estados Americanos), nesta quarta (18)."



"São civis, gente que está protestando contra as ações de seu próprio governo, e que tem o direito constitucional de fazê-lo', declarou."



"O embaixador afirmou que a posição dos EUA, um dos patrocinadores da resolução da OEA que critica a violência do governo, é a mesma da comunidade internacional, e negou intervencionismo no país."



Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 19 de julho de 2018 (Acesso: 19/07/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog