NACIONAL


"USUÁRIOS DE DROGAS CAUSAM TUMULTO NA CRACOLÂNDIA"
"Usuários da Cracolândia atearam fogo em objetos e bloquearam avenidas do centro de São Paulo por achar que um traficante de drogas seria preso"


Por: Juliana Diógenes
        Isabela Palhares
       O ESTADO DE S. PAULO

"A abordagem policial a um traficante de drogas na Cracolândia, na região central de São Paulo, terminou em tumulto no início da tarde desta quinta-feira, 19. As informações são da Polícia Militar.
De acordo com a PM, supondo que o traficante seria preso, usuários de drogas do 'fluxo' - área onde ficam concentrados os dependentes químicos - começaram a depredar o quartel da Guarda Civil Metropolitana (GCM) por volta das 13 horas. O traficante seria uma das novas lideranças da cracolândia.
'Abordamos e prendemos mulas [quem transporta as drogas para dentro da Cracolândia] todos os dias e nunca acontece uma revolta como a de hoje. Há dias que tentamos abordar esse suspeito e hoje [nesta quinta], quando conseguimos, houve esse tumulto no fluxo. Ele é uma liderança forte no local e tem proteção do fluxo', diz o inspetor Elias Rodrigues de Lima, comandante da equipe da GCM.
O homem, apontado como uma possível liderança pela GCM, foi detido e levado para o 77º DP [Santa Cecília]. Com ele, foi encontrada uma pequena porção da substância que aparentava ser cocaína.
Na confusão, os usuários de drogas da Cracolândia atearam fogo em objetos e bloquearam a Avenida Rio Branco e a Avenida Duque de Caxias. A polícia foi acionada para conter o tumulto.
Segundo o inspetor, durante o tumulto alguns usuários foram para cima de carros na avenida Rio Branco para assaltar os motoristas. 
Dois guardas municipais foram feridos pelas pedras lançadas. Eles foram socorridos no Hospital do Servidor Público Municipal."

"DROGAS"

"Em maio, o Estado apurou que um ano após ser alvo de uma negociação policial, a Cracolândia resiste, com o fluxo espalhado pelo centro de São Paulo.
No 'quadrilátero de drogas', porém, o cenário mudou: usuários dividem território com espigões residenciais de 17 andares, recém-construídos. Com obras, desapropriações e demolições em andamento, frequentadores e moradores vivem clima de incerteza - e o acirramento da tensão tem provocado conflitos com os guardas-civis, e até invasões nos novos prédios."

"PONTOS DE DROGA"

"Levantamento inédito do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc) aponta que há ao menos 275 pontos de venda de droga no vilarejo na cidade de São Paulo.
O mapeamento indica, ainda, que o crack se disseminou e já é vendido em cerca de 80% das biqueiras - como são chamados os locais de tráfico. Com a expansão do comércio, a Polícia Civil, agora, também mira as áreas denominadas de minicracolândias e planeja operações."


"Com a disseminação de biqueiras, a Polícia Civil tem mirado áreas chamadas de minicracolândias, onde há concentração de usuários fora do centro. Na avaliação de policiais, a fragmentação dos 'fluxos' facilita a realização das operações contra o tráfico."

Notícia retirada do site ESTADÃO, 19 de julho de 2018 (Acesso: 19/07/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog