CONHECIMENTO CEREBRAL
CONTEÚDO DESCOMPLICA

Chegamos em mais um ano de preparação para o Vestibular e Enem, e com ele, todas aquelas dúvidas de o que estudar e como estudar, não é mesmo? Pois fique tranquilo. Além de todo conteúdo voltado a esse assunto, como matérias, atualidades, dicas de redação e conteúdo de disciplinas como História, Geografia, Biologia, Português, entre outras, o Conhecimento Cerebral traz a partir de agora, mais uma série para te ajudar a treinar seus conhecimentos e adquirir novos também. Estamos falando do CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA, uma nova série do blog com conteúdos novos, atualizados e fáceis de você entender e aprender. Então agora, é só você ler e estudar,  e claro, sonhar com aquela vaga tão sonhada na faculdade de sua preferência com o curso que você deseja. Bom estudo!


REDAÇÃO:
DESENVOLVIMENTO: FUNÇÕES E ESTRATÉGIAS

Você já sabe o texto dissertativo-argumentativo é constituído de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Após entender sobre a importância da parte inicial do texto, a introdução, é hora de desvendar o "corpo" do texto: o desenvolvimento. Não basta apenas uma estrutura visualmente agradável de acordo com a divisão dos parágrafos, o que importa é o conteúdo e as ideias que serão defendidas.


Com isso, podemos definir o desenvolvimento como um grupo de dois ou três parágrafos, em que se fundamenta a tese, criando uma linha de raciocínio com argumentos articulados. Vamos ver um exemplo? O tema abordado no parágrafo a seguir é "A discussão sobre o hábito da leitura no Brasil".

Tese: Entretanto, nos dias de hoje, tal avidez tem perdido seu espaço no meio social, vítima de uma falta de incentivo por parte dos setores responsáveis por criá-lo e do próprio mercado, que desestimula um hábito crucial na vida da população.

Arg. 1: A perda do interesse pela leitura.
Arg. 2: A escola não alimenta mais esse hábito.
Arg. 3: O mercado também não investe nesse hábito.

A ESTRUTURA DO DESENVOLVIMENTO

Há duas partes importantes na produção de um parágrafo de desenvolvimento, conhecida pelos teóricos como tópico frasal e aprofundamento. A primeira consiste em um período que apresentará a síntese da ideia a ser desenvolvida, em outras palavras, é um resumo do que será apresentado no parágrafo. Já a segunda parte a ser seguida é fundamentar os seus argumentos, ou seja, confirmar a tese (que já foi apresentada na introdução) e utilizar de estratégias argumentativas, como alusões, dados estatísticos, referências filosóficas e argumentos de autoridade para defender o seu ponto de vista e, consequentemente, convencer o leitor acerca daquilo que você acredita.
Assim, podemos dizer que um parágrafo de desenvolvimento é constituído por:

DESENVOLVIMENTO = TÓPICO FRASAL + APROFUNDAMENTO

Veja um parágrafo sobre o mesmo tema apresentado no último exemplo:

"Enquanto as instituições não fazem sua parte, o mercado mostra a que veio: a cada dia, o preço dos livros em lojas físicas fica maior. Diante de um mercado digital que ainda cresce pouco no mundo, crescimento que ajudaria a amenizar o problema, o já baixo número de consumidores diminui ainda mais pelos altos valores. Prova disso é a diversificação de produtos por parte de livrarias renomadas em prol de não perderem seu lugar no comércio, como muitas "megastores". A escassez na venda de livros traz prejuízos compensados por eletrônicos, CDs, DVDs e brinquedos. Nesse sentido, o incentivo, que já era pouco, é posto em xeque pela própria precificação."

Note que o exemplo se divide em duas partes: a primeira apresenta o argumento que será desenvolvido nas próximas linhas; a segunda, as informações importantes no embasamento dessa ideia. A primeira é o tópico frasal; a segunda, o aprofundamento. No exemplo, o aprofundamento é uma comprovação do argumento apresentado pelo trópico frasal. Como, a princípio, isso parece um tanto quanto abstrato, veja essa lista com algumas estratégias diferentes de elaborar essa etapa do parágrafo:
  • Explicar a ideia apresentada no tópico frasal;
  • Aprofundar a ideia, explorando causas e/ou consequências;
  • Apresentar evidências, comprovando e/ou ilustrando o argumento;
  • Aprofundar as premissas que sustentam essa ideia.
É claro que você pode utilizar muitas dessas estratégias em um mesmo parágrafo, uma vez que elas não se excluem. Cabe ao parágrafo, então, demonstrar uma ideia, ou parte dela, por meio de duas ferramentas:
  • Apresentação de evidências (dados, estatísticas, fatos, etc.);
  • Apresentação de premissas (conceitos, leis, definições, "verdades" universais, etc.).
Para sintetizar ainda mais essa ideia, perceba que tudo aquilo que aprofunda o tópico frasal é um conjunto de frases que apresentam os porquês dessa ideia.

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS

Para fundamentar as ideias no desenvolvimento, utilizamos as chamadas estratégias argumentativas, que são elementos que nos ajudarão a defender uma determinada perspectiva e contribuem para a validação das informações apresentadas nos parágrafos e o aprofundamento do texto, como o uso de: dados estatísticas, comparações, alusões literárias e artísticas, referências musicais, dados informativos de jornais e noticiários, abordagem entre causa e consequência, argumentos de autoridade, uso de citações, entre outros.

Veja, abaixo, a construção dos tópicos frasais e como as fundamentações são realizadas a partir de estratégias argumentativas:

a) Argumento de Autoridade:

Tema: O suicídio entre jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?
"Segundo o Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da UFG, a família representa a condição necessária para o crescimento e desenvolvimento de vínculos que garantam a sobrevivência física, social e afetiva das pessoas. Contudo, o contexto familiar é considerado fator desencadeante para a tentativa de suicídio. Perdas de vínculos afetivos, violência doméstica ou doenças mental ou física colocam o adolescente em situação de vulnerabilidade. O jovem tende a ser contestador, impiedoso e, ao mesmo tempo, imaturo e inseguro ao se deparar com novas visões da família e da sociedade, visto que na adolescência a busca de referências constitui uma forte razão para a existência."
http://descomplica.com.br/blog/redacao/modelo-de-redacao-o-suicidio-entre-os-jovens-brasileiros-como-enfrentar-esse-problema/

b) Conhecimentos geográficos:

Tema: Fome no Brasil: Como enfrentar esse problema?
"Em primeiro lugar, é importante ressaltar os fatores que contribuem para esse mal. Um deles é o crescimento econômico, insuficiente para acabar com a pobreza no país. Isso acontece, principalmente, devido à concentração de renda, que faz com que perpetue a desigualdade social, gerando a fome. Além disso, devemos destacar a instabilidade política, a má administração dos recursos públicos e a injusta estrutura fundiária, que impossibilitam o acesso dos trabalhadores aos meios de produção e concentram as terras nas mãos de poucos. Ademais, as próprias causas naturais, como clima, desastres ambientais, pragas e inundações, são responsáveis por acentuar o problema da fome, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, apesar de não serem tão expressivas quanto a ação humana."
http://descomplica.com.br/blog/redacao/modelo-de-redacao-fome-no-brasil-como-enfrentar-esse-problema/

c) Dados estatísticos.

Tema: A saúde da mulher grávida em discussão no Brasil
"Outro fator importante a ser analisado é a qualidade dos serviços de saúde destinados a atender as gestantes, tanto no âmbito público, quanto no privado. Um dos pontos mais levantados recentemente sobre o sistema diz respeito à violência obstétrica. Práticas feitas durante o parto prejudicam sua boa evolução, aumentando o risco de sequelas graves ou morte para mãe e bebê e que atinge uma em cada quatro mulheres no Brasil, de acordo com a pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado, divulgada em 2010. Como fica claro no título da apuração na Fundação Perseu Abramo, esse cenário não se limita à rede pública, sendo, portanto, e infelizmente, um problema "democrático" em sua abrangência.
http: descomplica.com.br/blog/redacao/redacoesexemplares/modelo-de-redacao-a-saude-da-mulher-gravida-em-discussao-no-brasil/

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA foi retirado do material do curso DESCOMPLICA EXTENSIVO ENEM (Professor: Rafael Cunha/ Eduardo Valladares Monitora: Maria Carolina Coelho), págs. 2, 3 e 4. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente ao DESCOMPLICA

SUGESTÃO DE MAIS CONTEÚDOS SOBRE REDAÇÃO (clique sobre o nome em destaque)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog